terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Esse ano comemora-se os duzentos anos de mudança da corte do Império Português ao Brasil. O que ficou de bom para nós brasileiros depois da colonização?
Posso enumerar alguns pontos aqui:
- Não falamos espanhol como nossos irmanos portenhos, o que é uma grande vantagem, convenhamos;
- Conseguimos nos consolidar como grande nação do ponto de vista territorial, nos dando horizontes fantásticos para a agricultura, exploração mineral, turismo, etc. Tudo isso graças à resistência às invasões holandesas, espanhola e etc.
- As piadas de português;
- As portuguesas, ou suas descendentes;
- O tradicional prato de bacalhau, as padarias e outras delícias da cozinha lusitana.

Conhecemos mais facilmente também as obras de Camões, Fernando Pessoa, Eça de Queiroz.
De ruim ficou muita coisa também. Como as demais colônias de Portugal, o Brasil é um país de terceiro mundo, com gravíssimos problemas sociais a resolver. Mas, tanto quanto os negros africanos e os nativos já existentes, os portugueses fazem parte dessa grande miscigenação que é o povo brasileiro.

1 comentários:

Alex Esteves da Rocha Sousa disse...

Eça de Queiroz é dose, hein Guilherme? Não consegui ir além da primeira página em, creio eu, Os Maias. Mas isso faz muitos anos. Talvez hoje eu conseguisse terminar o primeiro capítulo...Eu gosto mesmo é de ler os textos de um outro patrício, de sobrenome Pessoa...Não, não é o Fernando, mas o Guilherme. Um abraço!

Design by Dzelque Blogger Templates 2007-2008